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domingo, março 14, 2004

NOTÍCIAS

- Números das bilheteiras portuguesas vão ser divulgados



Durante muitos anos, era mais fácil e rápido aos profissionais portugueses a trabalhar no mercado de exibição cinematográfica, à comunicação social e ao público, saber os números das bilheteiras dos Estados Unidos, Grã-Bretanha ou Espanha do que os do seu próprio país. Graças a uma parceria entre o Estado e o exibidores cinematográficos, surge agora o controlo informatizado das bilheteiras dos cinemas, que irá permitir receber e tratar a informação relativa à emissão dos bilhetes, assim como a respectiva divulgação.

Era um os grandes tabus do mercado: quantos espectadores tem cada filme? Normalmente, em casos de grande sucesso, eram as próprias distribuidoras a referir que o filme "X" teve 100 mil espectadores em "X" dias, mas, na grande maioria dos mais de 250 filmes estreados anualmente em Portugal, esses números eram apenas conhecidos dos respectivos exibidores ou distribuidores, funcionando em circuito fechdo. Apenas no início dos anos 90, existiu uma espécie de "ranking", com a divulgação de números, mas esse sistema foi considerado pouco fiável pelo facto dos números serem estimativas divulgadas apenas pelas próprias distribuidoras (sem nenhum controle) e por não cobrirem o maior número de salas de cinema possíveis.

Isso vai agora mudar. Em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, 11 de Março, o Secretário de Estado da Cultura, José Manuel Amaral Lopes, anunciou que o mercado de exibição cinematográfica dispõe, a partir de hoje, de um novo indicador fundamental para a regulação e gestão do sector, resultado de uma parceria entre o Estado e os exibidores cinematográficos. A informação que vai daí resultar, "fidedigna, regular e sistematizada, será um instrumento essencial para a avaliação do comportamento do sector, bem como para a obtenção de informação credível relativa aos resultados em termos de público das obras apoiadas financeiramente pelo Estado". Ainda de acordo com o comunicado distribuído à imprensa, o sistema permitirá corrigir "deficiências de informação que, a julgar pela experiência de outros países, poderá ser decisiva para a compreensão e promoção do sector".

Esta rede de informação será centralizada pelo ICAM, Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia, que também assumirá a função de a canalizar para o exterior, e assenta numa colaboração que envolverá todos os exibidores nacionais. O custo de instalação do equipamento necessário ao sistema informático de emissão de bilhetes e de transmissão de dados electrónicos foi suportado pelo ICAM e ascendeu a perto de 100.000 euros. A transmissão de dados é efectuada sem qualquer intervenção do exibidor e é feita diariamente,
no caso de quatro ou mais sessões diárias de exibição cinematográfica comercial, ou semanalmente, no caso de um número inferior a três sessões.

O programa de informatização das bilheteiras dos cinemas em Portugal foi previsto em 1999, mas só agora é concretizado. Deste modo, todas as sextas-feiras, a informação será actualizada e estará disponível no site do ICAM, com um ranking constituído pelo número de espectadores, salas em exibição e receita bruta de cada filme, bem como os respectivos acumulados, correspondente a cerca de 4/5 das mais de 500 salas portuguesas.

11-03-2004

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O sistema está actualmente em funcionamento em 409 das 500 salas de cinema existentes em todo o país e tem vindo a ser testado desde Outubro de 2003. Entre o ranking acumulado de espectadores entre 20 de Outubro e 3 de Março, existem dados curiosos.

Assim em primeiro lugar surge, sem grandes surpresas, «O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei», com um total de 452.020 espectadores para 79 dias em exibição, mas esse número está longe do milhão de espectadores publicitados para o segundo filme da trilogia. Por outro lado, o "ranking permite aferir do enorme poder de uma estrela como Tom Cruise para abrir um filme, já que «O Último Samurai» está logo em segundo lugar, com 328.637 espectadores em 56 dias (7 semanas).

Em terceiro, surge «O Amor Acontece», que com os seus 306.571 espectadores prova que foi um filme invulgarmente popular entre os portugueses (nos Estados Unidos nunca chegou efectivamente a "descolar" para ser um grande sucesso). Em quarto surge o filme natalício por excelência, «À Procura de Nemo», com 293.853 espectadores e o 5.º lugar de «Matrix Revolutions» prova, com os seus 273.207 espectadores, que foram muitos os que ainda quiseram saber o desfecho da jornada de Neo & Companhia.

A saga «Scary Movie 3 - Outro Susto de Filme» mostra ser difícil de abater (6.º, 135.520), e «O Sorriso de Mona Lisa» demonstra que um filme discreto de Julia Roberts nos Estados Unidos pode ser um sucesso simpático internacionalmente (7.º, 122.204), o mesmo se podendo dizer de «Era Uma Vez no México», um dos grandes sucessos do ano, com 118.334 espectadores (8.º lugar). E se os 116.912 espectadores e um 9.º lugar não surpreendem para «Kill Bill - A Vingança», é de esperar que seja ultrapassado por «Romance Arriscado», um sucesso inesperado nos Estados Unidos e que em Portugal está em 10.º lugar, com 111.425 espectadores (e ainda em exibição).

Alguns dos filmes são tão caros que acaba por ser o mercado internacional e a posterior comercialização em DVD que determina se valeu a pena o investimento. As posições seguintes no "ranking" português provam que sucessos relativos ou mesmo fracassos nos Estados Unidos não condenam necessariamente um filme, desde que seja devidamente divulgado e principalmente distribuído nas salas: «Crueldade Intolerável» (109.289), «S.W.A.T. - Força de Intervenção» (107.323), «Bad Boys II» (109.200), «O Guarda-Fraldas» (105.644), «A Casa do Campo» (82.943) ou mesmo «Looney Tunes: De Novo em Acção» (57.799).

Por outro lado, filmes com aspirações mais "artísticas" tanto podem resultar como falhar nas bilheteiras portuguesas, dependendo muito da equipa que está por detrás do projecto ou a respectiva projecção mediática, como são os casos de «Mystic River» (103.587), «Master and Commander - O Lado Longínquo do Mundo» (87.963), «Lost in Translation - O Amor É Um Lugar Estranho» (83.190) ou «21 Gramas» (51.892), todos com um número bastante simpático de espectadores portugueses.

Por outro lado, era legítimo esperar mais (ou talvez não) de «Homicídio em Hollywood» (que fracassou nos Estados Unidos e em Portugal apenas conseguiu 51.417 espectadores, o que nem seria muito mau não fosse este um filme com Harrison Ford e Josh Hartnett), «O Grande Peixe» (43.122), «O Júri» (37.847) ou «Refém» (16.512).

Mais para baixo no "ranking" estão filmes cujos resultados não são avaliáveis, na medida em que estrearam antes de 20 de Outubro, sendo o número de espectadores que fizeram a partir daí pouco significativo (por exemplo, «Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra» fez apenas 17.269 espectadores a partir de dia 20 de Outubro, mas quase 450 mil antes disso, de acordo com as informações do CINEMA2000).

«Open Range - A Céu Aberto» estreou a 31 de Outubro e não tendo existido engano nos dados, os seus 18.781 espectadores são também uma injusta desilusão para o filme de Kevin Costner, que até teve resultados moderadamente encorajadores no seu país de origem.

Existem, contudo, dois casos flagrantes de fracasso, seja qual for o prisma pelo qual seja analisado: «Alex e Emma», de Rob Reiner e principalmente «Portugal S. A.», de Ruy Guerra e com Diogo Infante. Este último fez apenas 15.616 espectadores, o que está na média de espectadores para os últimos filmes portugueses (de acordo com os números revelados pelo jornal "O Independente" há uns meses atrás), com a diferença que a maioria deles não beneficiou do mesmo investimento promocional e de salas. O mesmo, aliás, se pode dizer de «Os Imortais», de António-Pedro Vasconcelos, que nem aparece na lista dos 50 primeiros, pelo que foram assim muitos poucos os que puderam testemunhar o grande actor que é Nicolau Breyner.

Números para reflectir sobre o que leva os espectadores portugueses às salas de cinema...

NOTA:

Eis o ranking da semana de 26 de Fevereiro a 3 de Março de 2004, correspondentes a 4/5 das salas portuguesas (409 salas), ordenado da seguinte forma:

- Nome do filme - Número de espectadores (total acumulado), número de salas em exibição, semanas em exibição.

1. «Alguém Tem Que Ceder»- 54.748 esp. (54.748), 21 salas, 1.ª semana
2. «Scary Movie 3 - Outro Susto de Filme- 25.148 (135.520), 27 salas, 3.ª semana
3. «Pago para Esquecer»- 22.666 (60.808), 27 salas, 2.ª semana
4. «Cold Mountain»- 16.619 (75.447), 39 salas, 3.ª semana
5. «A Casa Assombrada»- 14.837 (84.034), 24 salas, 3.ª semana
6. «Gothika»- 12.384 (33.709), 14 salas, 2.ª semana
7. «Spy Kids 3D: Game Over»- 10.515 (10.515), 27 salas, 1.ª semana
8. «Desaparecidas»- 8.022 (25.962), 28 salas, 2.ª semana
9. «Lost in Translation - O Amor É Um Lugar Estranho»- 7.463 (83.190), 7 salas, 5.ª semana
10. «Monstro»- 7.321 (7.321), 8 salas, 1.ª semana
11. «Romance Arriscado»- 6.161 (111.425), 18 salas, 3.ª semana
12. «O Grande Peixe»- 5.279 (43.122), 10 salas, 3.ª semana
13. «21 Gramas»- 4.395 (51.892), 13 salas, 4.ª semana
14. «O Último Samurai»- 3.788 (328.637), 12 salas, 7.ª semana
15. «Sob o Sol da Toscana»- 3.726 (6.005), 7 salas, 1.ª semana
16. «Mystic River»- 3.099 (103.537), 5 salas, 14.ª semana
17. «Rapariga com Brinco de Pérola»- 2.925 (15.601), 6 salas, 3.ª semana
18. «O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei»- 2.364 (452.020), 8 salas, 10.ª semana
19. «Anything Else - A Vida e Tudo o Mais»- 1.807 (33.927), 4 salas, 4.ª semana
20. «S.W.A.T. - Força de Intervenção»- 1.066 (107.323), 4 salas, 5.ª semana

Fonte: Cinema2000

- BOX-OFFICE AMERICANO

[Lugar; Título do filme; Total de dólares desde a estreia]

1. Passion of the Christ, The (2004) 213.8m
2. Starsky & Hutch (2004) 28.1m
3. Hidalgo (2004) 18.8m
4. 50 First Dates (2004) 99.3m
5. Twisted (2004/I) 16.4m
6. Confessions of a Teenage Drama Queen (2004) 21.8m
7. Lord of the Rings: The Return of the King, The (2003) 368.1m
8. Dirty Dancing: Havana Nights (2004) 10.1m
9. Miracle (2004) 59.8m
10. Monster (2003) 29.9m

Fonte: IMDB

Classificações:

Rottentomatoes:
IMDB: 7.7/10

Breves comentários:

+:

- "The Passion of the Christ is powerfully moving and fanatically obtuse in equal doses." -- Peter Travers, ROLLING STONE

- "I was moved by the depth of feeling, by the skill of the actors and technicians, by their desire to see this project through no matter what."
-- Roger Ebert, CHICAGO SUN-TIMES

- "This is the most powerful, important and by far the most graphic interpretation of Christ's final hours ever put on film."
-- Richard Roeper, EBERT & ROEPER

-:

- "In the end, one can respect Gibson's high intentions and dedicated work, while remaining spiritually and dramatically unmoved by the result."
-- Michael Wilmington, CHICAGO TRIBUNE

- "The Passion of the Christ is so relentlessly focused on the savagery of Jesus' final hours that this film seems to arise less from love than from wrath, and to succeed more in assaulting the spirit than in uplifting it."
-- A.O. Scott, NEW YORK TIMES

- "Two hours of gruesome, sadistic, stomach-turning and hard core graphically violent torture detached from any background information is not something to expose kids to, regardless of religion."
-- Chuck Schwartz, CRANKY CRITIC®

Cumprimentos cinéfilos,
Tiago Teixeira.




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